Globalização

Olá!

Daremos início com os conteúdos de ENEM e Vestibular com o assunto: Globalização.

Globalização: Fenômeno no qual os processos ocorrem e influenciam em escala mundial. Se por muito tempo a globalização era ligada aos processos econômicos, os estudos analisam a sua ocorrência em uma variedade de eventos, sendo eles: Econômicos, Políticos, Produtivos, Ambientais, Culturais e Legais.


Os Agentes e a expansão do processo



Muitos afirmar que a globalização é feita na prática pelos EUA, por favor, não confunda as funções, os principais agentes da globalização são as grandes empresas transnacionais.  São as grandes marcas que na realidade alcançam as realidades de todos os cantos do globo e aumentam a sua atuação e influência.
A grande força americana no processo de globalização aparece no fato do país ser a origem de grande parte das maiores marcas do mundo (Mc Donald’s, Apple, Coca-cola, Google, Wal-Mart, Exxon, Microsoft...). 



Expansão da globalização
            O aumento da atuação das grandes marcas está diretamente ligada a dois fatores:
 - Abertura econômica e flexibilização das leis: A adoção de posturas mais liberais e a diminuição da atuação do Estado na economia, abriu espaço para que as empresas aumentassem o seu domínio. O fim do Estado Keynesiano (Interventor) exigiu uma mudança legal em relação às relações de trabalho, muitos países fizeram o seu processo de desregulamentação da economia (remoção ou simplificação das leis) com o intuito de se tornarem atrativos à chegada de empresas e investimentos externos.

2° - Avanço tecnológico das redes de transporte e comunicação: Uma das características mais marcantes do período Toyotista/ Pós-fordista de produção é a desconcentração industrial, ou seja, a dispersão das grandes unidades produtoras em países mais baratos e com infraestrutura para receber essas indústrias.
                Tal processo acabou inserindo mais as economias emergentes e periféricas no circuito produtivo mundial e exigido desses espaços, avanços nas redes de transporte e comunicação, assim poderiam participar de forma eficiente do comércio mundial.
                A criação dessas redes de logística permite ao mesmo tempo controle remoto das produções, ou seja, o escritório sede da empresa fica em seu país de origem e comanda a produção e distribuição de seus produtos em qualquer parte do globo, aumentando muito o poder das empresas globais.

Vídeo:



  • Conteúdos Complementares [em breve]
  • Exercícios [em breve]
  • Download do resumo em Power Point [em breve]

Professora Neide Souza
geoevida2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...